terça-feira, 30 de agosto de 2011

São Paulo e centro da cidade – um perfil

Nos idos de 1550, os padres jesuítas José Anchieta e Manoel da Nóbrega estavam no Brasil e seguiam em busca de um local seguro para se instalar e catequizar a população. Ao alcançar o Planalto de Piratininga em uma pequena colina, à beira dos rios Tamanduateí e Anhangabaú, construíram um colégio.

No dia 25 de janeiro, 1554 foi celebrada a primeira missa e, posteriormente, essa se tornou a data da fundação da cidade de São Paulo, que nesta época, passou a se chamar Vila de Piratininga. Mas foi somente cinco séculos depois que a vila se tornaria cidade e mudaria de nome. 

A mudança do nome foi decidida pelo rei de Portugal, o colonizador do Brasil, e São Paulo era apenas um ponto de partida das bandeiras e expedições que cortavam o interior do Brasil para buscar pedras preciosas e aprisionar índios.  

Em 1822, São Paulo foi palco do Grito da Independência e, em 1895, a cidade se tornou capital na província e depois ganhou sua primeira faculdade, a Faculdade de Direito, no Largo São Francisco. A partir deste momento, São Paulo tornou-se importante no cenário econômico e político do País.   

A partir do século XIX, imigrantes de todos os lugares do mundo e migrantes de várias localidades do País desembarcaram na cidade para se tornarem mão de obra no trabalho, criando raízes e imprimindo suas características à região. Era o início da miscigenação que atualmente é característica marcante da cidade.  

Hoje, a cidade tornou-se a São Paulo de 11 milhões de habitantes (ou 6% de todos os brasileiros), cortada pelos rios Tietê, Tamanduateí e Pinheiros. É a 3a maior região metropolitana do mundo, com 7.943 Km de área, situada em altitude média de 760 metros e com clima considerado subtropical. Principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina.  

Enriquecida por mais de 70 nacionalidades e por brasileiros de diversos estados do País, São Paulo é o lugar da diversidade de culturas, religiões, gastronomias, turismo. Cidade mundialmente conhecida por sua influência econômica, política e cultural. Mas sua vocação é para a cultura com diversas salas de cinema, teatros e museus espalhados em toda a metrópole.   

A região central está presente como um dos seus pólos culturais com o Museu do Futebol, Itaú Cultural, Pateo do Collegio, Museu de Arte em São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Theatro Municipal de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Pinacoteca, Sala São Paulo, Museu da Língua Portuguesa, entre outros, além Virada Cultural, evento da Prefeitura que reúne milhões de pessoas para apreciarem várias apresentações gratuitas nas ruas da região.   

Mais de 2 milhões de pessoas transitam pelo centro “velho” todos os dias e não fazem idéia da história presente ali. São prédios, ruas, praças, monumentos que já falam por si. E foi pensando nisso que, recentemente, o centro passou por revitalização e despertou projetos como o City Tour que deverá estar disponível até novembro.   

Outro exemplo, só que implantado pela iniciativa privada, são os zeladores espalhados pelo centro, onde o turista pode pedir informações, alem da certeza que eles estão zelando pela região.    

A partir dessa revitalização, foi retomada a principal característica da região: as atrações históricas e bom passeio, como a visita ao prédio da Bolsa de Valores, a visita ao mirante do prédio do Banespa, a Faculdade de Direito São Francisco, no centro velho ou ao famoso Copan, obra de Oscar Niemeyer.

Ainda há o Mercado Municipal na sua arquitetura eclética e art-deco com o famoso pastel de bacalhau, sanduíche de mortadela e seus quiosques que comercializam frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios.   

Já para os amantes das compras, o comércio popular também é uma das características da cidade, com ruas típicas como a 25 de Março, José Paulino (com roupas), Florêncio de Abreu (ferramentas), São Caetano (das Noivas), Conselheiro Crispiniano (equipamentos fotográficos), do Carmo (essências), Santa Ifigênia (equipamentos eletrônicos), entre outras.                                                                                                                                                     

Diante deste cenário, a Paulicéia será palco da abertura na Copa de 2014 e uma das cidades-sede juntamente com Belo Horizonte, Cuiabá, Brasília, Salvador, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre e Recife.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário